Comunidade teme perder equipamentos no Conjunto Ceará

Luizianne cobra explicações à Seplag

A deputada federal Luizianne Lins enviou requerimento à Secretaria do Planejamento e Gestão do Estado do Ceará (Seplag) solicitando explicações a respeito dos leilões de equipamentos sociais localizados em terrenos da Companhia da Habitação do Ceará (Cohab), no bairro Conjunto Ceará, em Fortaleza. “Recebemos informações de que ao menos oito equipamentos na área reforçam o sistema de proteção social e inclusão pela cultura e esporte na comunidade”, a exemplo do Centro Cultural Patativa do Assaré (CCPA), diz o documento.

“Esses espaços são ocupados por artistas e produtores, são membros da comunidade que movimentam a cena cultural local e promovem ações especialmente para a juventude. São shows, apresentações teatrais, oficinas e outras manifestações culturais, além do Território Criativo – que trabalha com os conceitos de desenvolvimento sustentável e economia criativa. Isso tem muita relevância e uma paralisação dessas atividades traria grande prejuízo para a população local. É preciso atenção e cuidado com essas reivindicações”, frisa Luizianne.

“O Governo do Estado quer vender parte do Polo de Lazer do Conjunto Ceará para a iniciativa privada. Pretendem levar a leilão nos dias 2 e 16 de maio, o Centro Cultural Patativa do Assaré, o Território Criativo e os terrenos nos seus arredores”, é o que informam os integrantes do Coletivo Território Criativo. De acordo com Johnson Sales, membro do coletivo, com a venda, a comunidade perderia grande parte do pólo de lazer. “Ele seria privatizado e seu uso não seria de acordo com os interesses da comunidade. É absurdo e desrespeitoso e vem acontecendo sem qualquer diálogo com os moradores”, alerta.

Na próxima quarta-feira (26/4), os grupos que estão reunidos na causa farão uma reunião no Centro Cultural Patativa do Assaré, que fica no Polo de Lazer do Conjunto Ceará (Avenida B, por trás da Igreja Matriz do bairro, entre a Areninha e a Praça da Juventude), a partir das 19 horas. “A comunidade ocupou os prédios e vai resistir à venda e à entrega do patrimônio público para a iniciativa privada. Estamos realizando viradas culturais todos os finais de semana até o leilão, de sábado para domingo, com os grupos culturais e sociais da comunidade, além de convidados, que estão vindo de toda Fortaleza para se solidarizar”, destaca Johnson.

Saiba mais no histórico produzido pelos grupos da comunidade:
Comunidade do Conjunto Ceará se mobiliza para evitar a venda do CCPA e do Território Criativo. Os dois espaços funcionam em prédios históricos da comunidade, o primeiro é o prédio da antiga Companhia Brasileira de Alimentos (Cobal), que no governo militar funcionava vendendo alimentos mais baratos para as populações com baixo poder aquisitivo. Na década de noventa, foi transformado em um shopping popular pela Cohab e Governo Estadual. Em três anos, o shopping popular (Ceará Shopping Center) faliu e a população ocupou o local com pequenos comércios de artesanato, produtos regionais e serviços, além de vasta produção cultural, trabalhos sociais e mobilização comunitária, para, em seguida, fundar o CCPA. Atualmente, o CCPA é palco de vários movimentos culturais de juventude, como rock, hip hop, reggae, teatro e saraus e abriga dezenas de microempreendedores da região, além de órgãos, públicos como Detran e Correios.

O segundo prédio posto à venda pela Cohab é a sede do Território Criativo, talvez o mais simbólico dos prédios públicos da comunidade. Antiga sede da Caixa Econômica Federal e do Movimento Hip Hop, este prédio foi também a sede da própria Cohab no Conjunto Ceará e funcionou como uma central de serviços para a comunidade nos anos noventa. Localizado exatamente no centro cultural do polo de lazer e sobre a sua principal praça, o Território Criativo abriga, atualmente, a Associação dos Pequenos Negócios do Conjunto Ceará (Apencce) que mantém cursos na área do artesanato, estilismo e moda e empreendedorismo; a Comissão das Festas Juninas do Conjunto Ceará, responsável pelos festejos há mais de quarenta anos, na comunidade; a Associação Artitude de Rua, que trabalha com cultura, formação cidadã e cultura de paz com as juventudes; e o Coletivo Território Criativo, que congrega outras entidades e grupos, representa a Rede Estadual de Economia Criativa (e-Criativa) no local e trabalha a tecnologia social “Polo Criativo”, que visa o desenvolvimento sustentável da região a partir da economia criativa e do desenvolvimento endógeno. O Território Criativo funciona ainda como espaço cultural, abrigando saraus, shows, oficinas, debates e manifestações culturais e sociais diversas.

O Território Criativo e o CCPA são os dois principais equipamentos de um sistema sócio-econômico-cultual comunitário que atua no pólo de lazer do Conjunto Ceará como vetor do desenvolvimento e da inclusão social. Somados ao Prodecom, à Pista velha de Skate, Praça da Juventude, Areninha, Centro de Cidadania, Espaço Cultural Maculelê, Dancing (arena para eventos), quadra de futsal e quadra de areia, formam um pequeno complexo cultural, esportivo e social que tem oferecido, ao longo de quarenta anos, atividades sociais, esportivas, culturais e de lazer à população, em especial às juventudes do Conjunto Ceará e da Regional V. Atualmente o Polo de Lazer do Conjunto Ceará dispõe de uma Governança, que articula todas as entidades e movimentos sociais e coletivos culturais que atuam na região, e que deveriam estar sendo consultados e ouvidos em relação à alienação proposta pelo governo, do seu patrimônio histórico, material e imaterial.

*As informações dos dois editais: Cohab Ce nº 2017/ 0001 e 2017/0002 do leilão que ameaça a comunidade podem ser acessadas no link: http://migre.me/wuQVl

Contatos:
-Johnson Sales, sociólogo, membro do Coletivo Território Criativo e morador do Conjunto Ceará – (85)99777.5424
-S.O.S. Conjunto Ceará: Ana Cristina Sousa (85)98693.3879 / Anderson Barros (85)98871.8828 / Alex (85)99683.5097 / Marcos Rodrigues (85)99977.6520

Acesse o SOS Conjunto Ceará: http://migre.me/wuQ2Z

Este slideshow necessita de JavaScript.

Fotos: divulgação SOS Centro Cultural Patativa do Assaré

Anúncios

Comente e participe!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s