No Dia do Índio, Luizianne lembra luta Tapeba

Neste 19 de abril, Dia do Índio, a deputada Luizianne Lins lembrou no Plenário da Câmara dos Deputados, em Brasília, a luta da comunidade Tapeba, no Ceará, para permanecer em suas terras. A deputada citou que a Justiça determinou a retirada da tribo do local, embora seja uma área que já havia sido reconhecida como indígena. Luizianne disse ainda que o Brasil infelizmente não tem muito a comemorar na data, visto que as nossas populações indígenas foram historicamente dizimadas.

A comunidade indígena Tapeba, localizada em Caucaia, na Região Metropolitana de Fortaleza, possui 67 famílias que correm risco de despejo após decisão do Tribunal Regional Federal (TRF) que concedeu a posse da terra a uma construtora. Os Tapebas lutam pela demarcação de suas terras há mais de 30 anos.

Luizianne enviou requerimento ao Ministério da Justiça, em fevereiro passado, solicitando que a instituição tomasse as medidas possíveis para que seja garantida, de forma pacífica e ordeira, a permanência dos Tapebas em suas terras. Além disso, a deputada solicitou também à Comissão de Direitos Humanos e da Cidadania da Assembleia Legislativa do Ceará, ao Centro de Defesa e Promoção dos Direitos Humanos da Arquidiocese de Fortaleza, e à Comissão de Direitos Humanos da OAB/CE que acompanhem a situação.

Saiba mais sobre o caso em matéria no Blog da Lôra: http://migre.me/wtjPv

Anúncios

Comente e participe!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s